Cachoeira do Sul
 
 
 
Apresentação
O SIEduca - Seminário Internacional de Educação é um evento já consolidado no Rio Grande do Sul, atingindo este ano a marca de quinze edições, sendo uma a cada ano. O Curso de Pedagogia, proponente desta atividade, organiza o evento, através da coordenação, docentes, acadêmicos e funcionários.

Este encontro de educadores tem como principal objetivo oportunizar aos profissionais da educação espaço de formação continuada e permanente atualização e valorização, colocando a disposição novas referências, fundamentais à ação-reflexão do fazer pedagógico. Destina-se aos profissionais e acadêmicos da área da educação e interessados na temática, congregando Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

A ULBRA Campus Cachoeira do Sul, através do Curso de Pedagogia, tem desempenhado papel significativo na formação continuada dos profissionais da educação, constituindo um espaço privilegiado de troca, diálogo e convivência entre os educadores, com a integração dos três níveis de ensino. O seminário internacional possibilita a criação de momentos para discussão, debate e vivência de experiências comuns e a criação de espaço na universidade para a divulgação de resultados das pesquisas e vivências significativas dos três níveis de ensino.

Nesta edição, o XV SIEduca enfoca como tema central das discussões “A Construção Coletiva do Sucesso Escolar”.

As atividades envolvem:

Conferência/palestra: exposição de um assunto de interesse geral, por um especialista na área. Após a exposição, a plateia dirige perguntas ao expositor, para eliminar possíveis dúvidas, gerando momento interativo e discursivo.

Mesa Redonda: discussão de especialistas sobre uma grande temática sob diferentes perspectivas.

Sessão de Pôsteres: exposição de trabalhos de pesquisa ou relato de experiências em painéis auto-explicativos. O responsável deve permanecer na sala de exposições para possíveis esclarecimentos complementares durante a sessão de pôsteres. O painel terá no máximo 1m x 1m de dimensão.

Painéis: constituir-se-ão em espaços de discussões de pesquisas, apresentadas por seus autores, com a duração de 60 min, divididos entre os pesquisadores e com 30 min de intervenções e debates.

Atividades Sócio-Culturais: atividades que visam a integração, convivência e troca, oportunizando espaços de leveza, estética e sensibilidade.

Feira de Produtos da Educação: espaço destinado a empresas para comercialização de produtos.

Praça da Alimentação: espaço de convivência e comercialização de lanches, alimentos.